GÊNIOS DA INFORMÁTICA






 Alan Mathison Turing (OBE; 23 de Junho de 1912 — 7 de Junho de 1954) foi um matemático, lógico, criptoanalista e cientista da computação britânico. Foi influente no desenvolvimento da ciência da computação e proporcionou uma formalização do conceito de algoritmo e computação com a máquina de Turing, desempenhando um papel importante na criação do moderno computador.







Alonzo Church (Washington, DC, 14 de junho de 1903 - Hudson (Ohio) - 8 de novembro de 1995) foi um matemático norte-americano.
Atuou principalmente nas áreas de lógica matemática, teoria da recursão e teoria da computação. Entre suas maiores contribuições, estão o cálculo lambda, um sistema matemático formal que investiga funções, aplicação de funções. Influenciou as linguagens de programação, principalmente as linguagens funcionais, como o LISP (LISP 'puro' pode ser chamada de uma linguagem funcional verdadeira).





Kurt Gödel (em alemão) (Brünn, Áustria-Hungria, 28 de Abril de 1906 — Princeton, Estados Unidos, 14 de Janeiro de 1978) foi um matemático austríaco, naturalizado americano.
O trabalho mais famoso de Gödel é seu teorema da incompletude, no qual afirma que qualquer sistema axiomático suficiente para incluir a aritmética dos números inteiros não pode ser simultaneamente completo e consistente. Isto significa que se o sistema é auto-consistente, então existirão proposições que não poderão ser nem comprovadas nem negadas por este sistema axiomático. E se o sistema for completo, então ele não poderá validar a si mesmo — seria inconsistente.








 John William Mauchly (Cincinatti, 30 de agosto de 1907 — Ambler, 8 de janeiro de 1980) foi um físico estadunidense.
Junto com John Presper Eckert e cientistas da Universidade da Pensylvânia, em parceria com o Governo dos Estados Unidos, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer).











John Adam Presper Eckert Jr (Filadélfia, 9 de abril de 1919 — Bryn Mawr, 3 de junho de 1995) foi um pioneiro da computação estadunidense.
Possuia habilidades excepcionais para a matemática e invenções. Junto com John Mauchly inventou o primeiro computador eletrônico, conhecido com ENIAC.











   
Paul Baran (Hrodna, na época pertencente à Polônia, 29 de abril de 1926 — Palo Alto, 26 de março de 2011) foi um dos inventores da rede de comutação de pacotes, juntamente com Donald Davies e Leonard Kleinrock.










Douglas C. Engelbart (Portland, 30 de janeiro de 1925) é um informático estadunidense.
É conhecido por ter inventado o mouse de computador (juntamente com Bill English); por ser um pioneiro na interação entre humanos e computadores, cuja equipe desenvolveu o hipertexto, computadores em rede e os precursores de interfaces gráficas; e por estar comprometido e defender o uso de computadores e redes para ajudar a solucionar os cada vez mais complexos e urgentes crescentes problemas do mundo atual.
Foi bacharelado em engenharia eletrônica pela Universidade Estadual de Oregon em 1948.







William Henry Gates III  (Seattle, 28 de outubro de 1955) mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo e autor norte-americano, que ficou conhecido por fundar junto com Paul Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em termos de valor de mercado.
Gates ocupa atualmente o cargo de presidente não-executivo da Microsoft, além de ser classificado regularmente como a pessoa mais rica do mundo, posição ocupada por ele de 1995 a 2007, e em 2009. É um dos pioneiros na revolução do computador pessoal.







Paul Gardner Allen (Seattle, 21 de Janeiro de 1953), conhecido apenas como Paul Allen, é, em parceria com Bill Gates, o fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo .







Linus Benedict Torvalds (Helsínquia, 28 de Dezembro de 1969) é o criador do Linux, núcleo do sistema operacional GNU/Linux.
Linus Torvalds pertence à comunidade dos Finlandssvensk, um estrato da população representando 6% dos habitantes da Finlândia, que falam sueco. Ele estudou na Universidade de Helsinki. Vive atualmente em Santa Clara, na Califórnia, com a sua mulher Tove e suas três filhas. Atualmente trabalha na Open Source Development Labs

Nenhum comentário:

Postar um comentário